Processo de licitação dos dois espaços tradicionais da capital mineira está em andamento. Prefeitura informou que vai publicar edital ainda neste ano para concessão do Mercado Distrital do Cruzeiro e a Central de Abastecimento.
Um consórcio de empresas quer administrar o Mercado do Santa Tereza e a Feira Coberta do Padre Eustáquio, que fazem parte da tradição de Belo Horizonte. A proposta foi conhecida nesta semana, em licitação da prefeitura. Os dois devem ser administrados pela iniciativa privada durante 25 anos.
“A concessão prevê que haja um investidor na reforma e manutenção da estrutura dos mercados. E, por outro lado, a gente consegue garantir pra cidade de Belo Horizonte a comercialização de produtos característicos de mercado. De forma alguma o concessionário poderá mudar essa diretriz da finalidade do serviço”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares.
Criado na década de 1970, o tradicional Mercado de Santa Tereza está desativado faz 13 anos. A Feira Coberta do Padre Eustáquio, outro ponto de encontro que faz parte da tradição de BH, existe desde os anos 50 e está funcionando com restrições, por causa da pandemia.
Foto: Mercado Santa Tereza está fechado há 12 anos — Foto: Reprodução/ TV Globo
Apenas um grupo formado por cinco empresas participou da licitação. Segundo a prefeitura, antes da assinatura do contrato, será feita uma análise de toda a documentação apresentada pelo consórcio. Se tudo for aprovado, a previsão é que as obras nos mercados comecem no ano que vem.
O movimento “Salve Santa Tereza” acompanhou o processo de concessão e diz que é preciso garantir a participação dos moradores e as características do bairro.
A prefeitura disse que ainda neste ano vai publicar edital de licitação para o Mercado Distrital do Cruzeiro e a Central de Abastecimento.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/07/30/mercado-do-santa-tereza-e-feira-coberta-do-padre-eustaquio-em-bh-serao-administrados-por-empresa-privada.ghtml